quinta-feira, fevereiro 16, 2006

A Ilha do Oliver!

Do Twist não tinha nada, já que Oliver é sobrenome e contrariamente ao outro vivia atolhado em dinheiro. Michael Oliver, milionário de Las Vegas, empresário de imobilário lembrou-se também ele de criar o seu própio país, mas não ao largo de um qualquer país, em águas pouco profundas. Para tal, em 1971 começou a levar areia para o Recife Minerva (23º23'S 18º58'W) a qualquer coisa como 400 km Sudoeste do Reino de Tonga, perdido no meio do Pacífico.
Este recife, bem longe das águas territoriais de qualquer país, que ficava submerso na maré cheia, e que não era assim reclamado por nenhuma nação, começou então a crescer em altura. Segundo o projecto, a idéia inicial seria construir uma ilha de 3 ha e reclamar soberania sobre ela e posteriormente alargá-la, quando começassem a entrar os dólares na Ocean Life Research Foundation, até uns 1000 ha, bem maior que os 2 km^2 do Mónaco, por exemplo.
Só que, enquanto prosseguiam os trabalhos de aumento dos Recifes e Atóis, depois da declaração de independência em Janeiro de 1972 do Principado de Minerva, e que iam causando muita desconfiança aos países vizinhos (Austrália, Nova Zelândia, Samoa Ocidental, Tonga, Fiji, Nauru e as Ilhas Cook) a ilha foi mandada tomar por aquele que está inscrito no Guinness Book of World Records por se tratar do mais pesado monarca do Mundo, o Rei Taufa'ahau Tupou IV, chefe de estado do Reino de Tonga, e no dia 15 de Junho de 1972, militares deste país (tonganeses?) derrubaram a bandeira do Principado e hastearam uma do seu país, enquanto tocavam o seu hino.
Assim, e sem qualquer direitos sobre estes recifes que desde sempre se encontraram sobre qualquer soberania, e alegando apenas que estes se tratavam desde à muito de um local de pescas para os tonganeses(?), anexaram-nos ao seu território, acima de todo o direito internacional, acabando com o sonho de mais um visionário que (apenas) queria ter o seu próprio país...

3 Comments:

Por volta das 4:43 da manhã, Blogger Juanito Caminante achou que...

Em princípio, e para já, não faço conta de publicar mais nada sobre este assunto... Não quero com isto dizer que este tema fica por aqui, provavelmente terá uma continuação, mas se calhar esta não é a altura certa de o fazer, pelo que aguardará mais uns anos, ou meses, que é como quem diz semanas ou mesmo dias...

 
Por volta das 5:11 da tarde, Blogger Jörz achou que...

Logo agora que eu estava a começar a desconfiar que isto das ilhas era um fetiche teu...

 
Por volta das 10:16 da tarde, Blogger Juanito Caminante achou que...

Mas é mesmo, só não queria é que começassem a desconfiar, mas já vi que não é por aí...

 

Enviar um comentário

<< Home