segunda-feira, julho 04, 2005

Para mim pode ser Gaspacho!!!

(...)
Não havia pressa para nada, nunca sabíamos as horas, pouco importava…mas a já famosa marcação da 19horas nunca falhava, a passagem da carreira que vem de Mértola! Tantas vezes se ouvia, “epá, já são sete horas, temos de ir embora!!!
A passagem por casa era rápida, um banho de mergulho, pois o jantar já estava na mesa com a Avó Inês sempre a dizer que eu não comia nada, a verdade é que o tempo para comer não era muito…mas o seu jantar era um dos pontos altos do dia, o jantar e as discussões que ela tinha com o avô João sobre a árvore genealógica de todos os meus amigos, famílias que tinham conhecido até ao bisavô… eu gostava de os ficar a ouvir… só a ouvir, pois no final eles descobriam que tinham sempre os dois razão, e eu nunca tinha chegado a conhecer metade das pessoas de quem falavam!!! Era apenas mais um primo que tinha casado com um tio da prima em 3º grau…acabava sempre por haver algum laço familiar.
Quando olhava para o relógio já estava sempre em cima da hora combinada. Até sair de casa ainda tinha de dizer o que queria para almoçar no próximo dia, pois o avô tinha de ir cedo à praça… eu nunca sabia o que escolher, quer dizer, para mim era sempre: gaspacho!!!
Mesmo antes de Fechar a porta uma voz preocupada repetia sempre as mesmas palavras: “Tens a tua chave? Olha que o teu avô vai fechar a porta á chave, isto agora anda ai muita vadiagem…” e terminava sempre com um carinhoso: “não venhas tarde filho!”
Eu acho que nunca lhes disse que ia chegar tarde, ou até mesmo de manha, mas a verdade é que não me lembro de chegar um dia que fosse a horas, ditas decentes (?).
Acho que eles sabiam isso, o pedido era apenas a força do habito… mas de qualquer forma o avô João acabava sempre com o seu lacónico, “deixó moço!!!” como quem diz, vai lá ter com os teus amigos… aquelas palavras sempre me soaram a cumplicidade, a confiança…e eu gostava! As suas famosas meias palavras…
E eu lá ia…
(...)

Acho que são saudades de casa, hoje apeteceu-me voltar ao passado, deixo aqui um excerto de algo que em tempos escrevi… (e nunca mais acabei!)
Um beijinho ao João e à Inês… (Os meus avós...)
Este Verão vão ter de me aturar…
Mais uma vez!


p.h.

3 Comments:

Por volta das 8:58 da tarde, Anonymous Anónimo achou que...

Bons tempos passados naquela santa terrinha! Tantas histórias e momentos inesqueciveis. Tapada, sol a nascer, musica: banda eva e Marilin Manson. Dois gajos perdidos de bebados aos saltos e uma pilha gigante de latas de cervejas vazias ao nosso lado. Nem o euro milhões compra momentos desses. A lista é grande mas com certeza ainda este ano acrescentaremos-lhe novos.
PS- O Shôr Vitor do Bar da Praia já perguntou à malta quando é que nós os dois vamos prá Mina de Férias. Lá iremos dar alegrias aos produtores de Whisky e tristezas prós nossos figados.

Cá te esperamos.

 
Por volta das 8:41 da tarde, Blogger Senhor Indivíduo Satanhoco achou que...

Caro sandes de courato, ou o que seja…
Tens a noção que esta semana há jackpot no euro milhões?!!! Só para saber…
Aquilo é mais que um balúrdio…dava cá um jeito…sempre fazíamos a festa com um Whisky melhor que Vat 69 e eu não te tinha de ir tirar da Tapada!!!
Muitas são as histórias daquela terrinha, ninguém consegue explicar qual a sua magia, mas a verdade é que não conheço que passe lá e não queira voltar…
Nos voltamos sempre, e mesmo que não esteja mais ninguém, sempre vamos à pesca com uma grade de “mines” e 20 canas… olha que ouvi dizer que este ano o “cágado” estava a picar bem…

Este ano, lá teremos de voltar a “encher as nalgas” de Whisky sem gelo…

 
Por volta das 9:28 da tarde, Anonymous Anónimo achou que...

Meu caro sandes de toucinho com couve gostaria de rectificar o seu texto, pois ñ são dois gajos perdidos de bebâdos...são três, ou até quatro, quando o nosso caríssimo Jean Bart se encontra por aquelas paragens!!!!
Relativamente a santa terrinha, aquela onde ñ se passa nada (digo eu!!!) ñ nos sai do coração, porque sabemos que lá encontramos algumas pessoas de quem gostamos, e que gostam de nós...os meus pais e os meus amigos de infância, que me acompanham em conversas até altas horas da manhã....normalmente a contar as mesmas histórias, que nos fazem rir com se tivessemos a falar delas pela primeira vez...
Tá dito!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home