segunda-feira, junho 27, 2005

Assentamento

Ontem li no "Jornal de Leiria" que os assentamentos na zona velha da cidade tinham parado. Eu nem sabia que se tinham verificado assentamentos do solo naquela zona, mas era noticiado que se tinham verificado várias paredes rachadas, e que havia inclusivé vidros de montras partidos e portas que não abriam.
Até aqui tudo bem, não fosse dizer também na notícia que a provável causa de tal assentamento deveria ser o aumento de tráfego que se fez sentir numa das ruas dessa área e que tal se devia à terpidação provocada pelos veículos (ligeiros apenas), que agora têm de usar mais frequentemente aquela via devido a obras a estarem concluídas para o Euro'2004.
A minha pergunta é a seguinte: "Será que ninguém pensou que o assentamento do solo possa ter sido causado pela construção de um parque de estacionamento suterrâneo que fizeram a 200 metros da zona velha, precisamente no local onde antigamente passava o Rio Liz (ou Lis, já nem sem...), desviado por D. Dinis, e que o facto de a zona velha se encontrar abaixo do nível do rio possa também ter influência? Ou serei eu o único a quem isso passou pela cabeça?"
Já agora, será que alguém já pensou que naquela rua acima mencionada, sempre existiu trânsito automóvel até à um par de anos atrás e nunca nessa altura se deu conta de assentamentos...