quinta-feira, janeiro 05, 2006

"Lelo toma lá um T2!"



Hoje, dia 5 de Janeiro de 2006, começou em Beja o processo de realojamento de 50 famílias de etnia cigana. Para tal foi construído um bairro com moradias de tipologia T2, no âmbito de um projecto denominado de Parque Nómada.

O que me choca no meio desta situação toda (e podem-me chamar racista se eu não tiver razão!!) é o facto de, além de já disfrutarem dos mais variados benefícios, desde não pagarem impostos, a agredirem civis e agentes da autoridade quando bem lhes apetece sem que nada lhes aconteça, a cartas de condução inexistentes, já para não falar em negócios ilícitos; ainda se vêm queixar da...falta de espaço nas casas!!...Não lhes dou mais de uma semana para estarem a montar tendas à porta de casa!!

Mais gravoso ainda considero o facto da Câmara Municipal de Beja, além de lhes estar a oferecer uma moradia novinha em folha (sim porque quando eu quiser adquirir uma casa ninguém me vem bater à porta para me oferecer uma...), ainda quer atirar areia para os olhos dos outros:

segundo o site da CM de Beja , ainda "está a ser preparado" (!!!!) "o respectivo Regulamento Municipal de Gestão das Habitações, que entre outras cláusulas, enumera as obrigações e deveres dos moradores, as suas limitações de uso e fruição, obras e benfeitorias, valor de rendas (...)".

Agora eu pergunto-me...não deveria ter sido já feito antes de eles entarem para lá? Quem vai cumprir e quem vai fazer cumprir esse tal regulamento? Eu acho que sei ambas as respostas....

6 Comments:

Por volta das 7:31 da tarde, Blogger Sandes de Choco c/mortandela achou que...

Compartilho a tua opinião 100%.Racista jamais o fui e é algo que abomino. Qualquer minoria que habite em Portugal, sejam negros, leste europeus, indianos, seja que etnia fôr, sujeitam-se aos nossos costumes, modo de vida e sobretudo, as nossas leis. A etnia cigana (sem ser generalista, é claro. Não se podem por todas as pessoas no mesmo saco), jamais os vi como cumpridores da lei. Aliás, usufruem de regalias que tu próprio falastes. E essa da casa grátis é a mais engraçada. Nós trabalhamos, pagamos impostos e levamos no mínimo 30 anos a pagar o empréstimo da casa aos bancos.

 
Por volta das 7:32 da tarde, Blogger Senhor Indivíduo Satanhoco achou que...

A verdade é mesmo essa, o que a cidade de Beja mais falta tinha era de um parque Nómada, quer dizer... Nómada é apenas uma forma de não dizer parque de ciganos, porque apenas estes vão beneficiar com a sua construção!
Não sou contra a ideia base da iniciativa, ajudar quem necessita... mas a mim custa-me ajudar a maioria das pessoas desta etnia, que muitos conheço e sei de onde vem a sua fonte de rendimentos... Já existia um bairro onde foram atribuídas casas, mais recentemente foram recuperadas moradias (antigas habitações de funcionários da CP) e foram atribuídas também a ciganos, agora foi construído o tal parque nómada... eu não quero tirar-lhe nada, apenas gostava que essas oportunidades fosse iguais para todos, independentemente da etnia!

 
Por volta das 7:34 da tarde, Blogger Senhor Indivíduo Satanhoco achou que...

Se eu quiser uma casa, vou ter da comprar com o meu dinheiro...mas quem anda montado num Mercedes, e cada filho tem um maquinão à porta, é lhe oferecida...apenas porque é Cigano!
Serei eu que estou a ser racista?
Será que estas medidas tomadas pela CMB não o são?

 
Por volta das 8:17 da tarde, Blogger Jörz achou que...

Voltando à questão das rendas, hoje ainda consegui ouvir a parte final da reportagem num dos canais de tv, onde um vereador da câmara (salvo o erro!), dizia que teriam que pagar uma renda de...30€ mensais!Imagino que seja aquele senhor que a ir lá cobrá-los...

 
Por volta das 6:05 da tarde, Anonymous Anónimo achou que...

Aiiiii, mas que roubalheira é esta?? Trinta aerius???
Se és tu que os vens cá receber pego-te nas patas e rasgo-te ao meio... aiiii

 
Por volta das 2:34 da manhã, Anonymous Anónimo achou que...

Eu qnd vi essa reportagem fiquei chocado, como podem haver racistas há frente de uma câmara capital de distrito como é a de Beja. De facto está se a dar regalias a pessoas que injustamente as merecem. São pessoas que não contrinuem para o desenvolvimeto da sociedade, não limpam, sujam, agridem, vão aso supermercados comprar N coisas e armam confusão pk não querem pagar, diz que é taaaoãao qáruuuu?? Não se adaptam à nossa sociedade que os nossos pais bem criaram com todos os defeitos. Mas existem sim racistas!! aqueles que tiveram a parva ideia de oferecer casas a essa gente, ainda dizem que trinta euros é carro. Ai sssiii fossi vinte érious!!!

 

Enviar um comentário

<< Home