terça-feira, março 14, 2006

O pior de sempre...

Nico Broekhuyesen, em 1902, inspirando-se num desporto sueco, chamado Ringboll, inventou o Korfbal, ou Corfebol em Português, numa altura em que a "Associação de Educação Física de Amsterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos" que "não fosse muito dispendioso, solicitasse uma actividade física geral e que fosse atraente para os jovens".
A IKF, International Korfball Federantion define este desporto como sendo o único verdadeiramente misto, em que ambos homens e mulheres têm iguais oporunidades.
Este desporto joga-se com duas equipas de 8 elementos cada, sendo 4 deles homens e os outros 4 mulheres, dividindo-se dois homens e duas mulheres em cada lado do campo, ficando cada equipa com uma zona em que os elementos só defendem e outra em que apenas atacam, tentando colocar a bola nos cestos.
Outras regras que este jogo tem, são, por exemplo, não se poder correr com a bola, ou seja depois de se receber a bola, podemos apenas passá-la a um elemento da mesma equipa ou atirar ao cesto, sem deslocar-mos o pé de apoio. As marcações individuais podem ser apenas feitas entre elementos do mesmo sexo, ou seja, homem só marca homem e mulher só marca mulher (esta parte confunde-me um bocado na questão das "iguais oportunidades" e na tão grande democracia deste jogo!) e não se pode tirar a bola ao adversário nem tocar-lhe, pelo que se tem de esperar pelo erro da outra equipa para se recuperar a posse de bola ou esperar que eles encestem. Os cesto, ao contrário daqueles utilizados no Basquetebol, não têm tabela, que é o mesmo que dizer que só se pode encestar "sem espinhas".
Com tudo isto, resta-me apenas dizer que este é, e através de experiência própria em aulas de Educação Física ainda piores que as de Ginástica, em que se era obrigado a usar sabrinas, o pior desporto de sempre...

2 Comments:

Por volta das 5:58 da tarde, Blogger IAS achou que...

Um jogo realmente estúpido. Felizmente que tive poucas oportunidades para p jogar.

 
Por volta das 7:18 da tarde, Blogger Juanito Caminante achou que...

Pior é que eu não! Tive de gramar muitas aulas deste dito desporto, e ainda fui quase obrigado a defender as cores da escola no Desporto Escolar a jogar a isto... Foi uma fase muito má...

 

Enviar um comentário

<< Home