quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Feng Shui

O Feng Shui, arte Taoista que estuda a relação do homem com seu ambiente, estudo este que tem como objetivo auxiliar o ser humano a integrar-se com o meio ambiente criando um fluxo energético auspicioso e de harmonia. Os antigos mestres taoistas concluiram assim que o ambiente era influenciado por duas forças fundamentais: vento e água.
Assim, chegaram também à conclusão que embora a circulação de vento dentro de uma residência seja natural, pode ser propícia ou não, pelo que o consultor de Feng Shui tem de perceber como o vento circula dentro da residência, de modo a evitar colocar objectos em ambientes que podem causar um desequilíbrio na harmonia dos moradores.

Não é que esteja aqui a pôr em causa o senhor Lao Tsé, mas, pelo menos em minha casa, as análises são bem mais simples (e eu não lhes chamo arte!). Se o vento é frio e eu quero preservar a harmonia da minha saúde, por exemplo, fecho a janela...

Post Scriptum: Ao que parece não devo ser o único a descordar do senhor Tsé. Quando ele escreve (no ano 500 e qualquer-coisa a.C.) que “Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao.”, quer me parecer a mim que muitos de nós chamamos a isso outra coisa, qualquer coisa do género "estado inicial de temperatura e densidade altamente elevadas" (e que vão dar origem ao Big Bang), mas quem sou eu...