domingo, fevereiro 06, 2005

Vikings

Lia-se hoje no "Público" que a Finlândia não ia aceitar mais estudantes do Porto, depois de um aluno proveniente desta cidade do Norte do País ter sido apanhado com cábulas dentro de um dicionário quando fazia um exame.
"Os Normandos ("homens do Norte"), nome dado, na época carolíngia, aos piratas vindos por mar da Escandinávia, e que se chamavam a si próprios vikings, percorreram as costas da Europa no séc. VIII. Sob o nome de varegos, ocuparam, em meados do séc. IX, o vale superior do Dnieper, Smolenski e Kiev, e espalharam-se até Constantinopla. Tornaram-se, no plano comercial, os intermediários entre Bizâncio e o Ocidente, entre cristãos e muçulmanos. Mas era o Ocidente que, principalmente, os atraía. Descobriram a Islândia (séc. IX), a Groenlândia (séc. X).".
"A palavra viking (...) de um lado, provoca temor ou desprezo, e de outro fascinação. De todos os povos denominados bárbaros dentro do referencial greco-romano, nenhum se tornou tão famoso.".

Dantes eram maus, vinham lá do frio e toda a gente tinha medo deles, e hoje em dia são uma cambada de betinhos que não deixam um pobre rapaz levar umas folhecas dentro de dicionário sem ficarem de burro... Que gente esta...